• Veja também as capas anteriores!

  • Políticas do Ambidestria

    O Ambidestria todo está sob licença Creative Commons. Em caso de citação, não se esqueça de mencionar o nome do autor do post e o link direto para o post em questão. Não são permitidas alterações do texto.

    Veja mais detalhes na página de Políticas
  • Arquivo

  • Arquivo Especiais

    Especial FLIP 2008
    Com Carolina Lara e Jacqueline Lafloufa
  • Acesso para autores

Setembro, mês do centenário de Machado de Assis

No mês de setembro comemora-se o centenário de morte de Machado de Assis.

Créditos: Ilustrador Hare Lanz (http://flickr.com/photos/hare)

Cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, Joaquim Maria Machado de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839, tinha saúde frágil, foi epilético, gago e era filho de um operário mestiço de negro e uma portuguesa.

A FLIP 2008 comemorou o centenário desse grande escritor brasileiro, considerado por Harold Bloom um dos 100 maiores gênios da literatura de todos os tempos, e agora também o Ambidestria comemora essa ocasião.

Créditos: Ilustradora Márcia (http://flickr.com/photos/marcitolina)

Fundador da cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras, esse renomado escritor ganhou diversos “especiais” ao longo de 2008. Na internet, um site exclusivo para Machado de Assis, feito pela ABL, contém informações das mais variadas; a UNESP também publicou um site dedicado a Machado, que destaca grande parte das notícias que envolvam Machado. No mundo dos impressos, diversos jornais e revistas publicaram suplementos especiais (entre eles o Jornal da UNICAMP), e o Ministério da Cultura fechou uma parceria com a ABL para publicar toda a obra machadiana a preços populares (entre R$3 e R$5 reais). Além disso, deve ser lançado também um dicionário Machadiano, bem como a publicação de suas obras completas, divididas em 3 volumes.

Portanto, a partir do mês de setembro, todos os posts do Ambidestria que fizerem referência a Machado de Assis serão destacados na capa do site e entrarão na série “Especial Centenário de Machado de Assis”.

Fique atento e aproveite o melhor que o Ambidestria tem a oferecer a você: interatividade!

Sites de referência:
Recanto das Letras
Cronópios – lista de eventos sobre Machado de Assis
Unesp cria site em homenagem ao centenário de Machado de Assis
Academia Brasileira de Letras – Notícias e site exclusivo
Muitas coisas sobre Machado de Assis na Wikipédia

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: