• Veja também as capas anteriores!

  • Políticas do Ambidestria

    O Ambidestria todo está sob licença Creative Commons. Em caso de citação, não se esqueça de mencionar o nome do autor do post e o link direto para o post em questão. Não são permitidas alterações do texto.

    Veja mais detalhes na página de Políticas
  • Arquivo

  • Arquivo Especiais

    Especial FLIP 2008
    Com Carolina Lara e Jacqueline Lafloufa
  • Acesso para autores

O eterno debate sobre participação e qualidade.

Fiquei impressionado com os dados que vi no post do blog Viu Isso? sobre participação na internet. Vejam o post aqui.

Como vocês podem ver, houve um crescimento maciço na publicação em blogs, de fotos e vídeos. Parece que as pessoas finalmente estão descobrindo as potencialidades da Web atual (não me refiro mais como Web 2.0). As facilidades que temos hoje para postagem em blogs e de conteúdo multimídia contribuíram (e muito) para que usuários de pouco manuseio na internet pudessem, intuitivamente, aprender a lidar com essas potencialidades e assim aumentar as estatísticas publicadas nesse estudo.

Mas a questão é: maior participação significa maior qualidade? Qualidade no sentido de contribuição ao conteúdo que circula pela Web?

Na minha opinião, são coisas distintas. Eu defendo (e acho muito válido) que a Web facilite a participação dos usuários pequenos-médios de Web em relação ao aproveitamento dos recursos de interatividade que temos hoje. Esses usuários irão incorporar, cada vez mais, a linguagem e o formato da Web e, assim, exigir novas demandas tecnológicas de software e da própria linguagem, contribuindo para a eterna inovação da Web.

Ou seja, não existiria Youtube se não houvesse uma demanda por parte de um público específico. Com essa crescente participação dos usuários, novas demandas surgirão e a Web sempre se reciclará.

Agora, como toda abertura massiva, sempre temos o risco de surgir conteúdos ilícitos, ilegais ou simplesmente de má qualidade ou procedência. Mas acho que não é que por causa da facilidade e da participação maior dos usuários que a internet vai se entupir de porcaria. Acredito que em todos os meios, massivos ou não, existem esses perigos. São riscos, mas são riscos inevitáveis. Se até na TV a cabo, meio de comunicação mais inacessível para produção de conteúdo, existem coisas ruins…

Lógico que a internet facilita muito mais essa circulação negra da informação, por conta da extensão da Web e pelas facilidades de produção de conteúdo, mas também temos um controle bem melhor dela. Nós que escolhemos os sites, os emails e as redes que participamos. Nós sempre temos a opção de fechar o navegador ou encerrar o papo.

Anúncios

Uma resposta

  1. acredito que a participação do internauta é essencial para o desenvolvimento do conteúdo da web. a qualidade só aumenta quando o criador percebe que está alcançando alguém. então passa a ter mais motivação para produzir. se ninguém responde, o autor fica com a impressão que não está fazendo algo que realmente interesse a alguém, daí pode perder aquela faisca motivadora que o tira da cama de manhã e o faz criar. o que seria de uma pintura se ninguém a visse, de um livro se ninguéum o (lêsse)? acredito que com a net acontece o mesmo, por isso da minha parte eu faço quenstão de deixar algum recado em tudo que me atrae e o que me não atrae, eu dou minha opinião sincera. o feedback é essencial para o aumento da qualidade. pelo menos para aqueles criadores que não possuem o ego inflado e não querem nem saber para que os outros pensam…….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: