• Veja também as capas anteriores!

  • Políticas do Ambidestria

    O Ambidestria todo está sob licença Creative Commons. Em caso de citação, não se esqueça de mencionar o nome do autor do post e o link direto para o post em questão. Não são permitidas alterações do texto.

    Veja mais detalhes na página de Políticas
  • Arquivo

  • Arquivo Especiais

    Especial FLIP 2008
    Com Carolina Lara e Jacqueline Lafloufa
  • Acesso para autores

Cooperação e Colaboração

Interessante uma passagem (pg. 23, especificamente) que li no livro “Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela” de Juliano Spyer.

O engenheiro norte-americano Vannevar Bush descreveu que o Memex, um aparelho considerado o antecessor da internet, como uma ferramenta coletiva, em que registro de experiências e consultas por informações seriam as utilizações mais primordiais. O interessante é que ele descreveu isso em 1945, meio século antes da internet surgir. Ou seja, ele descreveu toda uma base que a internet construiu, mas o mais importante foi o ponto que ele se refere ao Memex como uma ferramenta de construção coletiva e nos deu as primeiras idéias sobre os conceitos de cooperação e colaboração.

De acordo com Spyer, o computador e a internet possuem duas funções na comunicação: cooperação e colaboração. Cooperação é um processo estático: discute-se coletivamente um problema e objetiva compartilhar tarefas para a solução deste. Colaboração é um processo dinâmico, cuja meta é atingir um resultado novo – como aperfeiçoar um verbeta da Wikipedia – através das habilidades e competências diferenciadas de cada um.

“Na cooperação, os participantes são unidades de produção subordinadas ao resultado. Na colaboração, existe uma interdependência entre indivíduo e grupo, entre metas pessoais e coletivas, o ganho de um ao mesmo tempo depende e influencia no resultado do grupo” (pg 23)

Parece-me que a Web busca justamente a colaboração: a troca de experiências, os constantes debates em fóruns e comunidades, são todos baseados em sentidos coletivos de construção de conhecimento. E não existem objetivos definidos, apenas o aperfeiçoamento constante das informações.

Anúncios

Uma resposta

  1. Interessante, eu queria ler esse livro também.

    As vezes eu precisava muito de uma leitura dinâmica.

    Outro bom livro, compilado pelo Spyer, é o “Para entender a internet” – que todo mundo pode ler for free aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: