• Veja também as capas anteriores!

  • Políticas do Ambidestria

    O Ambidestria todo está sob licença Creative Commons. Em caso de citação, não se esqueça de mencionar o nome do autor do post e o link direto para o post em questão. Não são permitidas alterações do texto.

    Veja mais detalhes na página de Políticas
  • Arquivo

  • Arquivo Especiais

    Especial FLIP 2008
    Com Carolina Lara e Jacqueline Lafloufa
  • Acesso para autores

Novos tempos?

Primeiramente, olá a todos, meu nome é Gabriel Ishida (@gabrielishida) e a partir de agora faço parte do blog. Tenho 21 anos, sou do quarto ano de Midialogia na Unicamp e minha paixão é por WEB, logo meus posts serão todos relacionados a isso. Tenho um blog pessoal chamado Midializado onde comento sobre alguns fenômenos da comunicação, principalmente Web.

Para inaugurar meus posts no Ambidestria, começo com um tema que abordei em meu blog sobre a relação entre as mudanças da Web e as mudanças tecno-sociais que elas acarretam. Para o assunto em questão, introduzo essa reportagem.

Impressionante pensarmos que um país como os EUA, berço da internet e das tecnologias em informação, ainda estar despreparado para cobrir todos os lares com transmissão digital. Isso me fez pensar se realmente as mudanças que acompanhamos na comunicação (Web) também são seguidas pela tecnologia, não no sentido de inovação, mas sim na abrangência social.

Ao contrário da Web, onde as transformações atingem a sociedade de forma abrangente (talvez seja aqui que a nova mídia se assemelha com a mídia de massa), parece-me que o suporte tecnológico não consegue acompanhar a abrangência e as necessidades que os novos tempos exigem. E nessa ânsia de conseguir criar suportes para as novas tecnologias da informação, acaba afundando e alargando ainda mais o abismo tecnológico entre os países desenvolvidos e não-desenvolvidos. Enquanto nos EUA as transmissões digitais começam a operar em todo país a partir desse ano, no Brasil está programado apenas para 2016, ou seja, 7 anos de atraso, algo que na Web não aconteceria.

Meu amigo Bruno (@barraponto), conhecido como Capivara, fez uma interessante observação sobre outro ponto do mesmo assunto em meu blog. A TV Digital se assemelha com a velha mídia (TV Analógica) no sentido de que ainda há uma concentração na produção de conteúdo, mesmo com as facilidades que a tecnologia digital proporciona. Mesmo com uma teórica equiparidade legal, a produção de conteúdo para TV Digital vai cair para o mesmo caso da velha televisão, pois ainda temos um desequilíbrio entre o pequeno e o grande produtor.

Nesse caso, vemos que temos desequilíbrios em dois pontos primordiais nas novas tecnologias: o acesso social e a produção de conteúdo. Pontos que a Web soluciona de forma simples.

Realmente são novos tempos? Sim, não tenho dúvidas disso. A questão reside em: os grandes querem que sejam novos tempos?

Deixe um comentário

