• Veja também as capas anteriores!

  • Políticas do Ambidestria

    O Ambidestria todo está sob licença Creative Commons. Em caso de citação, não se esqueça de mencionar o nome do autor do post e o link direto para o post em questão. Não são permitidas alterações do texto.

    Veja mais detalhes na página de Políticas
  • Arquivo

  • Arquivo Especiais

    Especial FLIP 2008
    Com Carolina Lara e Jacqueline Lafloufa
  • Acesso para autores

Bookcrossing e Livro para voar: iniciativas

Imagine que um livro pudesse viajar pelo mundo, de mão em mão, e que o prazer da leitura pudesse ser compartilhado por pessoas de diversas partes do planeta.
Imagine agora que você pode acompanhar esse processo. Divertido, não?

Mais divertido do que imaginar é ver.

Desde 2001 existe o Bookcrossing, um serviço internacional que possibilita a troca de livros entre diversos leitores. O funcionamento é bem simples: você escolhe um livro para “viajar” pelo mundo, e o cataloga no site. Assim, a partir do seu cadastro, esse título recebe um número de série, e você avisa pelo site onde ele será deixado. Pode ser em qualquer lugar, desde o banco da praça até a mesinha de café da sala de xerox da empresa. Dentro dele, você coloca as instruções para que quem pegar o livro possa dar continuidade à idéia.
E assim o livro deve correr o mundo.

Se vai funcionar? Depende. Depende de quem pegar esse livro, mas se você tiver controle sobre isso, perde a graça! Algumas pessoas vão olhar o livro, e nem vão pegar. Outras vão levar pra casa e acabar com a brincadeira. Mas tem aquelas que vão ajudar. São essas as que importam.

E pra colocar lenha na fogueira, ou livros pra circular, os postos ALE doaram 6.750 livros e fizeram de seus postos nas regiões de Natal, Belo Horizonte, São Paulo, Vitória, Rio de Janeiro e Curitiba Bookcrossing Zones, ou seja, serão conhecidas mundialmente como postos de troca de livros. A idéia da ação é aproximar as pessoas dos postos, mas ela traz muito mais do que aproximação. Os postos ALE construiram uma interface web que ajuda o usuário que não tem conhecimentos da lingua inglesa a utilizar o site do BookCrossing. Essa interface está em Livro Para Voar:

Livro para Voar, uma interface fácil para o BookCrossing

Livro para Voar, uma interface fácil para o BookCrossing

São diversos títulos disponibilizados pela rede de postos ALE, e também outros libertados por usuários, que catalogam livros diversos e os deixam em áreas públicas de todo o país. Pelo site do BookCrossing, é possível procurar por livros dentro de uma região ou cidade. No menu “Books & People”, escolha “Go Hunting”. Será então disponibilizada uma lista dos países que tem livros libertados. Os países marcados em vermelho apresentam livros que foram libertados nos últimos 3 dias.

Os paises listados em vermelho têm livros libertados nos últimos 3 dias

Os países listados em vermelho têm livros libertados nos últimos 3 dias

Eu mesma libertei dois livros há algumas semanas aqui em Campinas, e eles ainda não foram catalogados no site. Talvez esteja nas mãos de alguém que está efetivamente lendo, talvez não.

Mas não importa. Eu libertei os livros, e agora eles têm vida própria. E eu espero, sinceramente, ele eles estejam fazendo algo melhor do que juntar pó na minha estante.

E você, que tal libertar alguns livros aí da sua estante?

Saiba Mais
| Visite o site do Bookcrossing e veja os milhares de livros que circulam pelo mundo
| Acesse o Livro para Voar e entenda, em português, como funciona o sistema.
| Se você reside em uma das capitais acima, visite um dos postos ALE e conheça o projeto mais de perto

Anúncios

Uma resposta

  1. […] caminho as idéias começarem a se perder, talvez as idéias que dei nem te sirvam, e você prefira encontrar um livro num banco da praça e a partir dele ter idéias muito melhores. Aliás, organizar a sua biblioteca pode ser um ótimo […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: