• Veja também as capas anteriores!

  • Políticas do Ambidestria

    O Ambidestria todo está sob licença Creative Commons. Em caso de citação, não se esqueça de mencionar o nome do autor do post e o link direto para o post em questão. Não são permitidas alterações do texto.

    Veja mais detalhes na página de Políticas
  • Arquivo

  • Arquivo Especiais

    Especial FLIP 2008
    Com Carolina Lara e Jacqueline Lafloufa
  • Acesso para autores

da preparação

Cheguei inspirado para trabalhar — no dia anterior havia terminado um livro, e começar um livro novo me anima. Sendo sincero, não era só isso que me inspirava: eu sabia que aquele dia seria o primeiro da nova funcionária.

O coordenador  me passou um serviço que eu ainda não havia feito: a preparação de um livro. Explicou-me que a preparação adequava o livro de acordo com os padrões da Editora, conferia referências e inseria as indicações para os diagramadores — o que seria o título, subtítulo, citação, exemplo, tabela etc.

O texto estava num arquivo do Microsoft Word e o trabalho deveria ser feito nesse programa. Abri o arquivo, comecei a ler, a inserir as marcas, quando vi passando rápido uma garota de camisa pólo e calça jeans. Ela se sentou rapidamente em sua mesa, os cabelos caíram sobre seu rosto, ficando a mostra apenas o nariz um tanto avantajado. Estava difícil ver seu rosto.

Voltei ao texto que deveria preparar, mas a curiosidade impedia a concentração. (ver Ilíada, liv. VI, p. 171). E esse cabelo liso? Travessão maior. E as horas iam passando e eu não conseguia ver seu rosto. Travessão menor. Que mãos pouco delicadas! (ver Il., l. V, pp. 96-9). O braço me parece meio mirradinho. Acho que é um subtítulo. Deveria ir até ela, cumprimentá-la, desejar boa-vinda, mas a inércia dizia: “fique aí, rapaz”. Os minutos iam passando e o texto estava próximo ao fim. Iria até ela.

Estava preparado.

Então levantei, virei à esquerda e fui até a sala do coordenador avisar que tinha terminado a preparação.

 

*

 

Dias depois eu comecei a perder a invisibilidade assim como o rosto da menina tornou-se visível. O que dizer? O rosto dela era mais agradável quando coberto pelos cabelos.

Eu fiquei visível por alguns dias não pelo mérito, mas pelas merdas. A minha falta de atenção (no texto) resultou em referências despadronizadas [(ver Ilíada, liv. VI, p. 171), (ver Ilíada, l. IV, pp. 82-85) e (ver Il., liv. V, pp. 96-9) foi um dos casos apontados], dois tipos de travessão com a mesma função [(alt 0151 —) e (alt 0150 –)], palavras estrangeiras que deveriam estar em itálico mas estavam em redondo, referências erradas e muitos outros erros. Quando os ítens de um livro deveriam estar padronizados e não estão, ocorre um atraso imenso na produção: o livro mal preparado vai para a diagramação; depois para a primeira revisão, e os primeiros erros são vistos. Alguém insere as emendas, outro bate e pega mais emendas. O texto vai para uma segunda revisão e acham-se então ainda outras emendas. Novamente alguém insere emendas, outro bate e acha mais erros, e o livro se encontra num vai e volta infindável, antes mesmo de chegar ao check-list. Um vai e volta que pode ainda se esticar se o autor resolve alterar alguma coisa em seu texto — o que gera mudanças na diagramação também. Um livro mal preparado pode correr durante meses na produção, senão anos.

A sorte é que o livro preparado por mim era pequeno, e a minha invisibilidade retornou rápido.

Entendi então que a concentração no texto era fundamental. O coordenador me deu outro serviço, mas aquela funcionária me daria mais trabalho.

 

 

 

 

2 Respostas

  1. “Voltei ao texto que deveria preparar, mas a curiosidade impedia a concentração. (ver Ilíada, liv. VI, p. 171). E esse cabelo liso? Travessão maior. E as horas iam passando e eu não conseguia ver seu rosto. Travessão menor. Que mãos pouco delicadas! (ver Il., l. V, pp. 96-9). O braço me parece meio mirradinho…”
    Adorei esse trecho.

  2. Concordo com o último comentário. Muito boa a confusão com o trabalho e atenção com a nova funcionária!

Deixe um comentário

