• Veja também as capas anteriores!

  • Políticas do Ambidestria

    O Ambidestria todo está sob licença Creative Commons. Em caso de citação, não se esqueça de mencionar o nome do autor do post e o link direto para o post em questão. Não são permitidas alterações do texto.

    Veja mais detalhes na página de Políticas
  • Arquivo

  • Arquivo Especiais

    Especial FLIP 2008
    Com Carolina Lara e Jacqueline Lafloufa
  • Acesso para autores

Blog como ferramenta de publicação

Apesar do que se imagina, a presença web é algo mais simples do que parece. Mês passado eu questionei o porquê dos leitores que produzem conteúdo não publicarem na web. Possivelmente isso acontece pois existe o mito de que isso é difícil. Mas não é.

A forma mais acessível e simples atualmente é manter um blog. Senão, vejamos: hospedagem gratuita, subdomínio gratuito, ferramentas de edição eficientes, suporte, plataforma em português…

E não vá pensar que blog é diário online! O formato blog é uma forma de publicação criada para a internet, e que pode ser utilizada de diversas formas, e não apenas para relatos pessoais.

Um blog pode servir como a sua gaveta virtual. Sabe aqueles textos, poesias, contos, tudo isso que você rabiscou na contra capa do caderno ou na última folha e depois jogou “naquela” gaveta? Pois bem, você também pode “postar” isso num blog, com a incrível vantagem de que você pode ter um retorno sobre a sua produção na forma de comentários (caso você queira, é claro!).

Até mesmo aqueles que possuem tantos projetos na fatídica gaveta podem apresentar um livro online por meio dos blogs. A idéia é manter uma página inicial estática, fixa, que deve conter o índice do livro, que linkará para os posts específicos de cada capítulo.

Duas importantes plataformas de blog, o Blogger e o WordPress possuem tutoriais que ensinam passo a passo o funcionamento disso dentro de suas plataformas.

E acredite, se o texto é bom, ele ganha visibilidade. Em Londres já existe o termo “blooks“, mistura de “blogs + books”, pois muitas narrativas que eram publicadas em blogs foram descobertas por editoras que decidiram publicar o conteúdo. Isso também aconteceu no Brasil com algumas publicações, como o Balde de Gelo.

Vale ressaltar que independentemente de um blog ser ou não publicado por uma editora, o contato com o público leitor é extremamente enriquecedor, e muitas vezes a constância e o feedback fazem o escritor cada vez mais rico em estilo.

Saiba mais:
– Veja alguns exemplos de livros publicados em blogs.
– Alessandro Martins traduziu as informações do tutorial do WordPress, veja aqui.

No próximo mês vamos tratar dos cuidados que se deve ter com o conteúdo que se publica online.

Anúncios

2 Respostas

  1. […] em publicar e propagar criações literárias de todos os tipos por meio de páginas ou até mesmo por meio de blogs. Mas a publicação em livro físico exerce uma sedução diferente, tanto no autor quanto no […]

  2. […] o Ambidestria é, de certa forma, uma prova disso. Ele prova que o blog é só uma plataforma de publicação, que pode ser usado pra tantas coisas quanto a sua imaginação mandar. Blog é tipo Neston, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: